A sina do milho

16-09-2010 22:13

 

Eu não tenho muita paciência pra discutir sobre filosofia. Mas esta semana tive contato com uma história que achei reflexiva. “Enquanto a pipoca não passa pelo fogo ela continua sendo milho”.

É isso mesmo! O milho, um grão duro, a qual sem cozimento ou em forma de pipoca não tem como consumir, exeto em óleos, farinhas, mas enfim, precisa passar de alguma forma pelo fogo.

Imagino eu, o milho quando vai pra panela pra estourar. A tampa da panela se fecha o calor lá dentro deve ser insuportável, com certeza os grãos de milho pensam que esse será o seu fim. Não sabem o que irá acontecer com eles, mas sabem que aquele é o seu destino. Derrepente se sujeitam a isso, e estes estouram, transformando-se numa flor bonita e nutritiva. A pipoca!

Mas existe o piruá, que são aqueles grãos que se negam a evoluir, estourar. Passaram pelo mesmo fogo que os demais, tiveram as mesmas oportunidades, mas não se permitiram estourar. Cientificamente, esses grãos não estouram, porque existe mais umidade dentro deles, ou pequenos furos onde não atinge pressão suficiente para estourarem.

Mas vamos aplicar este fato à nossa reflexão.

Podemos começar citando pessoas que você mesmo conhece dentro de sua igreja. Começaram algum tipo de estudo junto com você, e tu evoluiu e esta pessoa não.

Qual seria a causa? Não sei, mas existe algo que se chama zona de conforto.

A pessoa vive o hoje, nunca pensa no amanha, com isso tem atos aleatórios hoje, pois não pensa em conseqüência no futuro. Outras aguardam passarem pelo fogo, mas talvez de uma forma um pouco menos sofrida, por isso, com receio, não dão o primeiro passo.

Por esse motivo não evoluem, porque a mudança dependendo de suas dimensões, com certeza dará um pouco de trabalho, mas preferem deixar como está por pura preguiça.

Mas eu digo pra você, que vá à luta. A nossa vida é uma constante prova de fogo, quem não passa por ela, simplesmente não vive. Não há vitória sem antes ter a luta, o confronto, o combate, a dificuldade, pois é na tempestade que se faz um bom marinheiro, e costumo dizer também que é na carroça que as abóboras se ajeitam.

Por isso, passar por tribulações se faz necessário em nossa vida, para podermos evoluir, de forma que ao passarmos pelo mesmo ponto de dificuldade, saberemos lidar melhor com isso, como o caso do marinheiro na tempestade.

Precisamos espremer a laranja, para tomarmos o suco dela. Penso que o suco, seja o que a laranja tem de melhor, pois de resto sobram casca, sementes e bagaço.

Assim somos nós que precisamos pôr a cara, sofrer hoje, para gozar da paz, da mansidão da maresia de amanha.

Quem diria que o milho se tornaria pipoca ein? Bonita, gostosa, nutritiva e faz a alegria de todo mundo. Espero ter acrescentado algo em seu coração. O resto fica por conta do nosso Deus. Abraços!

 

Allan Gimenes